Bem-vindos!

Acessem as outras postagens.

sábado, 15 de setembro de 2012

Onomatopeia.wmv


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Apostila sobre HQ, charges, ... e atividades

Apostila de HQ para alunos do 1º ano do EM

Comentários sobre HQ

Galera!
Achei muito legal este vídeo realizado para a Faculdade de Artes Visuais.  Trabalhando a linguagem não-verbal e onomatopeias.  Muito bom!

Evolução das histórias em quadrinhos


terça-feira, 11 de setembro de 2012

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tarefa FCTEWeb - módulo I

História em quadrinhos Objetivos - Conhecer os principais recursos utilizados para a criação de uma HQ; - verificar a importância da linguagem verbal e não-verbal; - criar uma QH a partir de todo conhecimento adquirido durante as aulas. História em quadrinhos também conhecida por: • Banda desenhada; • BD; • história aos quadrinhos; • quadrinhos; • gibi; • HQ; • revistinha. Linguagem não-verbal Explorando a expressão fisionômica das personagens. Não houve necessidade de utilizar a linguagem verbal para compreender a ideia da histórinha.
O lado cômico - divertindo os leitores O riso e a diversão sendo explorados.
Onomatopeias Figura de linguagem muito utilizada para reproduzir graficamente sons e ruídos. Aqui, fazendo parte da tira para representar a comilança de Magali.
Onomatopeias e balões Os diversos tipos de balões e as onomatopeias enriquecem as HQ. Representando ações, ruídos e sentimento das personagens.
Público alvo Alunos do 1º ano do EM. Ferramentas utilizadas • Google search (para pesquisa); • www.toondoo.com; • www.hagaque.com.br; • youtube para postagem do trabalho final; • redes sociais (facebook, orkut, twitter...) e e-mail sendo utilizados para troca de informações e, também, divulgação do trabalho final. Aplicação Os alunos realizarão uma pesquisa coletiva onde poderão trocar informações sobre o assunto em sala, mas também pelo facebook, orkut, twitter e e-mail; - se dividirão em grupo de no máximo 05 alunos; - escolherão o tema para a criação dos quadrinhos; - criarão as personagens, ambiente, enredo etc da história; - escolherão um dos sites propostos para criação da história ou se preferir desenho a mão livre para realização da atividade; - apresentação final com um breve comentário sobre o trabalho e exposição dos quadrinhos. Avaliação Serão atribuídos de 0 a 1 ponto para a apresentação oral em sala de aula (o passo a passo da criação da HQ); - e de 0 a 8 pontos em relação aos quadrinhos onde os seguintes aspectos serão avaliado: - criação das personagens (0 - 2,0); - enredo (0 - 2,0); - organização/design (0 - 2,0); - correção gramatical (0 - 1,0); - postagem no youtube e troca de informações pelas redes sociais (0 - 2,0). Cronograma As atividades serão realizadas em: - duas aulas (em sala) para troca de informações, escolha do tema e montagem dos grupos; - seis aulas para a criação do quadrinho utilizando o laboratório de informática da escola ou notebook com conexão de banda larga (modem ou wireless); - duas aulas para apresentação final. Referências Bibliográficas Internet: - Google; - Wikipédia; - www.turma da Mônica.com.br (Acesso em 13/06/2012) - BRAGA, Flávio & PATATI, Carlos. Almanaque dos Quadrinhos, Ediouro, 2006.